3 de outubro de 2017

DICAS | O que ninguém te conta sobre ser blogueira/youtuber?

  
  Uma das coisas que mais vemos atualmente são pessoas querendo trabalhar com internet e principalmente querendo se tornar digital influencer ou youtuber. É claro que hoje em dias as coisas são mais fáceis do que anos atrás, quando eu criei meu primeiro blog, mas as pessoas acham que vão conseguir chegar lá sem muito trabalho duro e muito esforço. E por incrível que pareça eu me incluo nesse meio, eu quero chegar lá, mas eu não me dedico tanto que eu poderia, eu faço maratona de séries quando poderia estar gravando vídeos, editando fotos ou escrevendo. É claro que os momentos de lazer são importantes, mas tudo tem o seu tempo e na vida temos que ter prioridades...



    Acho que você nunca deve ter visto uma blogueira falar dessa forma, não é mesmo? Que não se dedica o bastante, que poderia trabalhar mais, que poderia fazer fotos melhores, mas eu me cobro isso o tempo inteiro, eu tento ser assim e se esse blog é para compartilhar sobre moda, beleza, viagens e também para dar dicas para vocês, então por que não falar sobre isso? No post de hoje eu vou te contar com a maior sinceridade do mundo algumas coisas que ninguém te conta sobre ser blogueira ou youtuber.

    1. Sobre os investimentos.

    A primeira coisa que ninguém te conta sobre ser blogueira/youtuber é sobre os investimentos que você vai precisar fazer. É claro que dá para começar sem investimento nenhum, usando apenas coisas que você já tem e a sua criatividade. Eu mesma comecei com uma câmera super zoom (quem se lembra?) que era o que eu tinha na época, eu criei o meu primeiro layout, fotografei os primeiros looks com as roupas que já tinha... Entretanto, se você quer se profissionalizar, melhorar a qualidade do seu blog, posts e vídeos vocês vai precisar fazer alguns investimentos. 

    No que eu já investi? A primeira coisa que investi foi em um layout novo, para quem usa a plataforma blogger não é um investimento muito alto, você consegue bons layouts com preços em torno de R$ 200,00 (se quiserem posso fazer outro post falando mais sobre isso e indicando algumas pessoas que fazem, deixem nos comentários). Eu decidi que isso era prioridade pois um bom layout faz com que as pessoas fiquem mais tempo no seu blog, enquanto um layout muito enfeitado, cheio de estrelinhas piscando e letras fluorescentes espanta as pessoas por ser cansativo para os olhos. 

    Depois disso investi em uma câmera melhor, juntei dinheiro por muito tempo para comprar a câmera que tenho hoje (Canon T3i), pois queria que o blog e as minhas redes sociais tivessem fotos com uma qualidade melhor e queria poder também gravar vídeos. O investimento seguinte foi em um tripé e em um controle remoto, pois percebi que muitas vezes ficava sem produzir conteúdo por não ter quem fazer as minhas fotos ou me ajudar a focar um vídeo, depois disso o blog e todos os meus outros meios de comunicação passaram a ter apenas fotos autorais o que fez com que o engajamento e as visualizações aumentassem consideravelmente. 

    E por fim, meu investimento mais recente foi uma softbox, porque o melhor horário que eu tenho para gravar é a noite, quando estou mais disposta, quase sempre disponível e quando tem menos barulho, logo eu precisava de uma luz boa e ainda consegui com um preço ótimo. Esta vendo que ao longo do caminho alguns investimento são necessários? Essas são coisas que poucas pessoas te contam mas que acabam acontecendo ao longo do tempo devido à sua vontade de querer fazer cada vez melhor. 

   2. Sobre o tempo.

    Outra coisa que quase ninguém te conta é que você vai precisar se dedicar muito tempo para crescer nesse universo da internet. Poucas pessoas fazem um vídeo e bombam, isso é a exceção, para a maioria os resultados são alcançados com muito tempo e muita dedicação. Então, não adianta começar acreditando que em um, dois meses vai ficar famosa, se você se dedicar direitinho provavelmente irá crescer bastante nesse tempo, mas não é assim de uma hora para outra.

    Por isso vale a pena investir em organização. Procurar o melhor método para se organizar, aquele que seja mais a sua cara e que se adeque a sua rotina. Eu gosto de todo primeiro dia do mês sentar e planejar tudo que vai ao ar aqui no blog e também no canal o mês todo, assim já posso ir produzindo sempre que tiver tempo. Também gosto de sentar todo domingo e escrever em detalhes o que tenho para fazer ao longo da semana, até porque conciliar blog, faculdade, novos projetos e relacionamentos não é fácil, não é mesmo? É claro que é tudo uma questão de prioridades, a primeira coisa a fazer é definir aquilo que será prioridade na sua vida. Em breve vou fazer um outro post explicando direitinho para vocês como eu me organizo. 


    3. Sobre criação de conteúdo.

    A terceira coisa que ninguém te conta é que não é fácil criar conteúdo, nem para o blog, nem para o canal e nem para as redes sociais. Esse é um dos motivos do meu sumiço as vezes. É muito difícil você conseguir criar uma grande quantidade de conteúdo de qualidade. Por isso no post de volta do blog eu me queixei que o blog estava se tornando um lookbook ambulante e que eu não queria isso, mas se você não tomar cuidado, não for criativo e não procurar sempre inspirações isso acaba acontecendo.

    Portanto, quando se tem um blog é legal tirar um tempo para ver fotos inspiradoras - no instagram, no pinterest e etc - ler muito, porque vai te ajudar bastante na hora de escrever e visitar outros blogs, outros sites e outros canais. Não é que você vai sair copiando as postagens dos outros, mas lendo outras coisas você acaba tendo algumas inspirações para produzir o seu conteúdo. Outra dica legal é anotar todas as ideias, seja me um caderninho ou no bloco de notas do celular, uma hora ou outra elas acabam se tornando conteúdo.

    4. Responsabilidade.

    Influenciar pessoas, não importa de qual maneira ou através de qual mecanismo, é uma responsabilidade enorme, porque não importa o que você fale, o que você indique, se você é uma influenciadora digital, uma blogueira ou uma youtuber sempre vai ter alguém ali que te segue - não importa quantos seguidores você tenha - que vai seguir ou querer seguir as suas dicas. Por isso eu sempre digo que é muito importante você falar só de coisas que você gosta, que você realmente testou e que você indica. Não tem problema fazer uma resenha de um produto que você não gostou, por exemplo, mas é importante você testar e deixar claro o porque de você não ter gostado. 

    Logo a última dica é que você deve ficar atenta a tudo aquilo que você fala, a como você fala e também a como você se porta nas redes sociais. O seu comportamento e a sua transparência podem refletir no número de seguidores que você tem, no seu engajamento e até mesmo nos seus parceiros. Se você é uma pessoa que fala as coisas sem pensar, que finge ser uma pessoa que você não é e que fica brigando na internet pode ser que muitas lojas e marcas desistam de fechar parceria com você por isso, então fique ligadinha nessas coisas.

    Então é isso, espero muito que vocês tenha gostado dessas dicas e que elas ajudem você ai que quer começar um blog, um canal ou se tornar digital influencer e você também, que já está nessa área mas que ainda está no comecinho. Espero que vocês tenham gostado, não deixe de comentar o que achou e se as dicas ajudaram você de alguma forma. Ah, não se esquece de também me acompanhar lá nas redes sociais.

Acompanhe também: Instagram | Youtube | Facebook | Chicisimo

2 comentários

  1. Ótimas dicas. Realmente não é tão fácil como muitos pensam.Gostaria que vc comentasse sim a respeito das indicações para layout

    ResponderExcluir
  2. Hello!
    I loved the post, I didn't know your blog and I followed it, would you follow mine back?

    Greetings!
    Obsesión por la lectura

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: