9 de fevereiro de 2017

DIY | Bullet Journal - Organizando seu 2017 !

    Hey gente!
   Uma das minhas metas para 2017 era, sem dívida alguma, ser mais organizada. O ano passado foi uma bagunça, não me adaptei com a agenda que eu comprei, esqueci de anotar as coisas, me perdia no meio de tudo que eu tinha para fazer e no final acabava não fazendo nada. Essa desorganização me fazia procrastinar muito, tinha preguiça de organizar tudo e "começar" uma nova vida.


   De início eu pretendia investir em um planner, mas como fui viajar no início do ano acabou ficando muito fora do meu orçamento. Quase comprei uma agenda comum, mas como a minha última experiência não tinha sido boa também desisti, e ainda bem que desisti. Descobri uma forma de organização mágica que começou lá com os gringos e vem ganhando força aqui no Brasil, que é o Bullet Journal e hoje vou ensinar à vocês como fazer um. 

   Mas afinal, o que é um Bullet Journal? Ele nada mais é do que uma agenda/diário criada por você. Nele tudo é feito em forma de lista portanto, você pode organizar as suas tarefas de forma mais rápida e prática. Além disso, como ele é feito por você, só irá conter coisas que tenham a sua cara e terá um layout que facilite a sua vida.


   De quais materiais eu preciso? Você vai precisar de um caderno. Pode ser qualquer um mas eu aconselho o tipo moleskine - o meu é personalizado e comprei na Catavento - e no tamanho A5, pois não é um tamanho tão pequeno assim e ainda dá para levar na bolsa. Além disso eu gastei caneta nanquim (mas você pode usar qualquer uma), escalímetro ou régua e lápis de cor. O meu é bem básico e o menos colorido possível, mas se você gosta de coisas mais alegres invista em post-its, canetinhas, durex colorido, giz de cera e mais o que você quiser.


   Primeiro passo: A primeira coisa a se fazer é deixar umas folhas reservadas para o índice, eu deixei duas páginas, mas se você gosta de deixar tudo bem detalhado aconselho que você deixe mais. Depois disso há quem diga que você deve numerar todas as páginas, mas eu não acho aconselhável. Gosto de numerar as paginas a medida que elas vão ficando prontas pois pode ser que algo não dê certo e eu precise arrancar a folha - sim, sou perfeccionista com algumas coisas.

   Segundo passo: Agora você já pode criar a sua legenda, ela consiste em ícones que vão te ajudar na hora de colocar tudo o que você tem que fazer no dia. Na minha legenda por exemplo um quadrado significa uma tarefa, se ele tem um "x" no meio significa que a tarefa foi concluída e por aí vai. Você pode se inspirar na minha legenda e também procurar por outras no Pinterest e aí é só usar a criatividade. Ah, lembre-se de colocar coisas que tenha a ver com o seu dia a dia, você não vai colocar um ícone para academia se você não frequenta ou não pretende frequentar uma. Os ícones também podem ser adicionados ao longo da vida útil da sua "agenda-diário".


   Terceiro passo: Antes de dar início a um mês em específico eu decidi colocar algumas coisas que vão me ajudar na minha organização e também algumas coisas que eu gosto, por isso coloquei um calendário - você pode desenhar o seu ou colar um já pronto - minhas metas do ano e o meu controle de séries, que é uma das minhas paginas favoritas. Você pode colocar quantas coisas quiser, vou deixar umas ideias para vocês.

  • Calendário
  • Metas do ano
  • Controle de finanças
  • Ideias de posts e vídeos
  • Aniversários 
  • Filmes para ver / livros para ler
  • Controle de séries
  • Receitas

  • Controle de hábitos
  • Diário da gratidão
  • Wishlist
  • Contatos importantes
  • Projetos
  • Roda da vida
  • Frases favoritas








  Quarto passo: Depois de colocar tudo o que você queria está na hora de começar o mês. Não precisa começar por janeiro, você pode começar pelo mês em que você está, eu por exemplo comecei por fevereiro. Essa parte vai muito do gosto de cada um e, mais uma vez, você pode buscar por várias inspirações. Eu fiz uma página de capa do mês, só com o nome "fevereiro" e uns ramos de flores desenhados e na página seguinte fiz uma visão geral do mês, com todos os dias e os compromissos mais importantes. Nessa hora se o seu caderno não for quadriculado é importante que você meça a folha e faça os quadradinhos do mesmo tamanho, aproximadamente. 

   A última coisa que fiz foi criar espaços para cada dia do mês, onde pudesse colocar minhas tarefas, compromissos e etc de forma mais detalhada. Separei cada páginas em três, cada parte para um dia, o que dá um espaço muito grande, se você não escreve muito pode dividir em quatro. Procurei fazer todo o meu Bullet Journal no mesmo estilo, usando as mesmas fontes, a mesma caneta e tudo mais, não sei se vai continuar assim o resto do ano ou se vou mudar depois, outra vantagem dele é isso, você não fica presa a um só layout e pode fazer como quiser. 


   Se você ainda está pensando em uma forma legal de se organizar que não seja uma agenda convencional o Bullet Journal é uma excelente opção, mais barato que o planner e bem mais prático e eficiente que as agendas. Eu comecei a usar o meu agora e já estou amando, prometo que mais pra frente eu apareço lá no canal para contar mais sobre a minha experiência. Não deixem de comentar o que acharam e de me acompanharem nas redes sociais. Mil Beijos <3

Acompanhe também: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter | Chicismo

2 comentários

  1. Acho muito bacana o Bullet Journal, eu tenho usado o planner e estou amando! ♥
    www.desencana.com

    ResponderExcluir
  2. So cool!

    http://the-renaissance-of-inner-fashion.blogspot.co.uk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: