7 de outubro de 2016

Dicas | 5 coisas mais importantes em um blog

Hey meninas !

   Eu sei que não sou nenhuma super blogueira com milhões de seguidores e fãs por aí para poder falar desse assunto com propriedade, entretanto eu tenho blog desde que me entendo por gente - esse não é o meu primeiro blog, é o meu último - logo aprendi algumas coisas que talvez possam ajudar vocês que estão começando agora e que talvez estejam perdidas sem saber para o que dar prioridade, sem saber o que é mais importante em um blog.


   Há muito tempo, lá em 2014 eu contei para vocês seis coisas que seu blog não deve ter, são coisas que afastam os leitores e que fazem você, blogueira, perder a credibilidade. Só para relembrar algumas delas são: plágio, erros ortográficos, código de verificação de comentários, entre outros - para ver o post completo é só clicar aqui. Mas então, o que  fazer? O que atrai mais leitores, o que da mais credibilidade e o que torna seu trabalho mais bem feito? É isso que eu vou contar para vocês hoje, lembrando que é um post escrito a partir da minha opinião pessoal, não é nenhuma regra, nenhuma receita de bolo.


   1. Layout: O layout do seu blog será a primeira impressão que o leitor terá do seu trabalho, por isso ele é tão importante. Sabe quando você olha uma pessoa e faz um pré julgamento mesmo sem conhece-la? Isso também acontece aqui. Você pode ter um conteúdo incrível e fotos maravilhosas mas se o layout for muito poluído ou carregado talvez o leitor não aguente ficar muito tempo no seu blog ou até mesmo nem leia nada pois foi "expulso" pelo seu layout. Por isso a minha dica é apostar em cores neutras com o preto e o branco misturado a alguma outra cor que você goste e nada de chuvas de estrelinhas brilhantes na cor verde limão. Outra dica é procurar um bom profissional que vá fazer algo do jeitinho que você quer e lembrar sempre que o barato pode sair caro no final das contas.


   2. Fotos Autorais: Com toda certeza que fazer fotos para todos os posts dá muito mais trabalho do que pegar pronta em sites como o pinterest mas o retorno que você tem vale a pena. Não é preciso ser nenhum "expert" em fotografia ou ter uma câmera profissional para fazer as fotos do seu blog basta um pouquinho de criatividade e dedicação. As fotos autorais atraem mais leitores justamente por isso, dá para ver o tempo que você dedicou ao blog e o carinho que você tem com ele e isso chama a atenção. Além disso você evita passar por problemas de direitos autorais por ter usado a foto de outra pessoa sem dar os devidos créditos. Caso você vá usar imagens de outros sites procure sempre saber de onde vem a foto, originalmente, o google não é fotografo e colocar que a foto foi tirada de lá não é dar créditos.


   3. Organização: Ter um blog com todos os posts organizados em algumas categoriais vai ajudar bastante o leitor a navegar por ele e estar sempre lendo mais e mais posts. Já vi muitos blogs que colocam todas as tags como categorias e aí você nunca consegue encontrar nada que está procurando porque fica perdida em meio a tanta informação. A dica é, escolha os assuntos principais do seu blog e coloque-os nas categorias, assim fica mais fácil para o leitor achar os posts do seu assunto favorito e também facilita a sua vida na hora de organizar as postagens. 


   4. Frequência: "Faça o que eu digo e não o que eu faço!" Eu sei que frequência é muito importante mas com certeza esse é um quesito que eu peco muito, e acredito que a maioria das blogueiras também pequem. Como muitas de nós não vivemos só de blog, trabalhamos ou estudamos as vezes fica mesmo difícil manter uma frequência, mas estabeleça uma que você poderá cumprir, mesmo que seja apenas um vez por semana, é melhor surpreender o leitor com mais posts do que deixa-lo esperando pelo conteúdo. Aqui no blog por exemplo os posts são 4 vezes por semana -segunda, terça, quinta e sexta - é um pouco apertado pra mim então sempre que tenho tempo livre faço vários posts e já deixo tudo agendado.


   5. Dedicação: A última dica e a mais importante - pois sem isso as outras dicas de nada valem - é se dedicar. Como tudo na vida um blog precisa de dedicação, é algo que dá trabalho e que toma tempo e por isso deve ser feito com amor, por isso eu vou repetir o que toda blogueira fala e que já está virando clichê mas é verdade, se você for fazer um blog só para ganhar coisas não faça. Com certeza você vai se frustrar ao ver que escrever posts e fazer fotos não é tão fácil quanto parece, muito pelo contrário. Então se dedique ao máximo ao que você faz e faça sempre com muito carinho.

   Então é isso meninas, essas são as cinco coisas que eu acredito que sejam mais importante em um blog. Se vocês acharem que faltou alguma coisa deixem aí nos comentário para mim, não se esqueçam também de comentar o que acham do post e se querem mais desse tipo, eu adoro saber a opinião de vocês. Mil Beijos !

Acompanhe também: Facebook | Instagram Youtube
   

2 comentários

  1. Amei as dicas! E as fotografias do post também
    Beijos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderExcluir
  2. Já falei que seu layout novo ficou um amor? Hahaha

    Amei todas as dicas!!!

    conhecimento nunca é demais, eu tenho o blog à uns 3 anos e AMO pegar experiências e dicas de blogueiras mais entendidas do assunto!

    Parabéns por compartilhar hahahah , amei! Beijooo

    Mundo das Feminices


    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: