25 de março de 2016

Festas anuais em Santo Antônio do Pinhal !

Hey meninas !
O múnicipio de Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo, já é por si só repleto de atrativos, principalmente naturais, como o Pico Agudo, a Cachoeira do Lageado e o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora. Mas, um dos principais destaques do município são os eventos e festivais que reúnem moradores e turistas ao longo do ano, que é o que de fato prende os turistas. 

Durante a alta temporada acontece o Festival de Inverno, um dos eventos de maior relevância nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Este reúne apresentações culturais regionais, gastrônomia local, shows e performances musicais focadas principalmente no jazz, MPB e blues. Outro festival que tem a mesma importância é o Festival da Viola, que acontece entre setembro e outubro, e prioriza a cultura caipira e música raíz ao homenagear anualmente um violeiro do município .


Santo Antônio do Pinhal também é bastante conhecida pelo artesanato e para valorizar a cultura local acontece todo ano, na temporada de inverno, a FIRART (Feira de Artesanato). Nela há uma grande variedade de artesanatos de muita qualidade feitos por artesãos regionais que são incentivados ainda mais pela feira que acabou também se tornando um atrativo turístico diferenciado da cidade. 

Na mesma época também acontece a Festa da Orquídea, que, além de todas as opções de lazer já citadas, destaca a orquídea por ser uma das flores mais exóticas da região, introduzida alí por imigrantes japoneses, os maiores cultivadores dessa flor. O o evento visa homenagear todos os produtores e apreciadores de orquídeas. 

Para os mais religiosos há a trezena da Festa do Padroeiro, que tem shows e programações com missas, quermesse na Praça da Matriz, bingo e barracas típicas. Há também a celebração especial no dia 13 de junho em homenagem ao aniversário da cidade, que tem como padroeiro o Santo Casamenteiro. Quando o natal se aproxima, um famoso presépio é montado na mesma praça, além da decoração natalina por todo o resto da cidade. 


Além de todas essas festas há também uma das mais importantes Festas do Peão de Boiadeiro, a chamada ROSAP. Ela é considerada pelos moradores de Santo Antônio do Pinhal e das cidades vizinhas como um dos melhores rodeios do Vale do Praíba, pois a cada ano se estrutura mais para atender ao público. A festa acontece no Recinto de Eventos do Clube Pinhalense e já teve mais de 20 edições bem sucedidas. No evento há provas que selecionam o melhor cavaleiro do Brasil, rodeio mirim em carneiros, shows, cavalgadas e uma boa comida tropeira. A união disso tudo faz da festa uma das melhores para quem curte o estilo country.

Para saber mais sobre as festas, eventos e pousadas em Santo Antônio do Pinhal acesse o site do Roteiro de Turismo aqui.

Esse post é um publipost, todas as informações contidas nele são de total responsabilidade da empresa.

2 comentários

  1. Que lugar liiiiiindo, é o tipo de lugar que eu amaria conhecer, gosto muito de cidades pequenas (menos a minha) e ainda mais com um tanto de eventos culturais como essa ♥
    Beijo.


    www.misscal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma gracinha esse lugar né? Confesso que eu prefiro cidades grandes mas essa eu fique com vontade de conhecer ! haha
      Mil Beijos

      Excluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: