8 de fevereiro de 2016

DIY | Volta às Aulas - Caderno de Anotações !

Hey meninas ! 
Não sei se vocês se lembram que eu prometi lá no primeiro post do ano que iríamos ter mais DIY - "Do it yourself" - aqui no site ao longo desse ano. Estou me saindo bem né? Esse é o segundo DIY do ano, tudo isso em duas semanas. Mas, confesso que é um desafio e tanto para mim fazer esse tipo de post, sou extremamente desastrada e muito ruim em coisas manuais, mas acho super legal ao menos tentar, então cá estou eu. Outra coisa extremamente difícil é fotografar sozinha, mesmo com a câmera e o tripê eu estou apanhado muito  e o pior é que não é algo que dá para repetir inúmeras vezes até ficar bom porque uma hora o material acaba. 


Mas problemas à parte o DIY de hoje é bem legal e fácil de fazer, se até eu consegui vocês conseguem, acreditem. Vou ensinar vocês a fazer um caderninho de anotações para usar esse ano na escola/faculdade, serve para anotar provas, trabalhos, ideias para blog - se você tiver um - e muitas outras coisas, garanto que vai ajudar muito vocês na hora de se organizarem. Ah, e o melhor de tudo é que é bem baratinho, eu tinha todos os materiais em casa, mas se você for comprar gasta menos de R$ 20,00


Materiais: 
  • Tecido 
  • Cola Branca ou de tecido
  • Pincél 
  • Linha
  • Agulha grossa
  • Botão 
  • Tesouras
  • Caneta
  • Folha de ofício 
  • Papel canson ou cartolina 
Antes de tudo você precisa decidir o tamanho do seu caderninho para saber o tanto de material que você vai precisar de comprar. O que eu vou fazer nesse tutorial é no tamanho A6, mas também fiz um no tamanho A5. Você pode fazer do tamanho que achar mais conveniente para atender às suas necessidades - o bom de fazer pequenininho é que dá para levar na bolsa.


O primeiro passo é cortar o papel A4 ao meio, uma folha dessa rende 4 folhas para o caderninho, vocês escolhe com quantas fazer, dependendo da frequência com a qual você vai usar, para que vai usar e etc. Feito isso você dobra a metade que você cortou ao meio, para ele ficar no tamanho A6, não é para cortar se não a costura não irá dar certo. 

Depois de fazer isso com todas as folhas que você irá para o próximo passo que é colocar uma dentro da outra. Eu aconselho que você não coloque mais de cinco folhas, colocar muitas folhas juntas fará com que elas fiquem desalinhadas, faça vários "montinhos" com cinco folhas cada para evitar que isso conteça, depois iremos costurar todos juntos. 


Feito os "montinhos" vamos passar para a capa que é uma parte um pouco mais trabalhosa. Para fazer ela usamos o papel mais grosso, eu fiz com o canson, mas pode ser cartolina também. O primeiro passo é alinhar as folhas que vão dentro do caderno com a capa, deixando um espaço de menos de um dedo na borda, depois é só dobrar como mostra a imagem. Vai sobrar um pouco de papel em um dos lados e ai você corta esse excesso deixando um espaço de um dedo entre o bloco e a extremidade capa, na extremidade de baixo e de cima.


Recortada a capa agora vamos medir ela no tecido e começar a colá-lo. Corte o tecido um pouco maior que o papel da capa para fazer os acabamentos, um dedo de cada lado está ótimo. Para colar o tecido no papel é só passar bastante cola e espalhar com o píncel, você pode usar cola de tecido para facilitar ou caso o seu tecido não cole com a cola comum. 


Para fazer o acabamento é só virar aquela parte de tecido que você deixou sobrando para dentro e colá-la. Caso o seu não fique retinho ou a tesoura masque você pode passar uma fita da cor da sua preferência em volta para dar um acabamento melhor. É importante deixar o tecido secar direitinho antes de prosseguir para que ele não descole ou não estrague as outras folhas.


Depois que a sua capa estiver seca é hora de costurar todos os bloquinhos nela. É importante lembrar que não é preciso que você saiba costurar, eu mesma não sei, é uma costura super fácil de fazer. Você vai abrir primeiro "montinho" no meio, juntá-lo com a capa e fazer três furos (a quantidade de furos varia com o tamanho do seu caderninho) um no meio e os outros dois equidistântes desse. Feito os furos é só colocar a linha na agulha e passar ela no furo do meio primeiro, ela volta pelo furo de cima, passa no do meio novamente e volta pelo de baixo, ai é só amarrar, deu para entender? 


Para montar seu caderninho é só costurar um "montinho" do lado do outro da mesma forma que fizemos com o primeiro. Ele vai ficar como o da foto. Lembre-se de cortar o excesso de linha, mas cuidado para não cortar muito pois a amarração pode se desfazer.


O acapamento final com o botão é opcional, é só para dar um charme e para que o caderninho possa ficar fechado. Esse acabamento é super fácil de fazer e não tem erro, é só pregar o botão de um lado e fazer uma casa para ele - com a própria linha - do outro. Quem não gostar de usar o botão pode optar por fechar o caderninho com fita, elástico e muitas outras coisas.


E esse é o resultado final do caderninho, fica lindo né? E além do mais você pode fazer vários, com várias estampas diferentes, uma para cada coisa ou um para cada amiga, o que acha? Espero que tenham gostado do post, não deixem de comentar o que acharam e também de acompanhar o blog nas redes sociais, meu instagram é @victoriaibrahim e meu Snapchat é VickIbrahim.

Mil Beijos!

4 comentários

  1. Ficou lindooo!! Adorei o DIY <3
    Beijos
    www.ostonsdaliberdade.com

    ResponderExcluir
  2. Que caderninho mais fofo :) E minha irmã está precisando de uma agenda haha será que ela gostaria de um assim? Tentar!!

    www.gringalocal.com

    ResponderExcluir
  3. Que fofo! Amei esse caderninho! Tenho alguns retalhos fofos aqui, vou tentar fazer um para mim! Beijos..♥

    www.todacharmosa.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    O caderno ficou TÃO LINDO <3 Estou completamente apaixonada, você arrasou desde a escolha da estampa até a ideia do DIY, simplesmente adorei!!!

    ✩ Voando Sem Peter ✩

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: