1 de fevereiro de 2016

DIY | Customização de Abadá - na última hora - por menos de R$ 5,00 !

Hey Meninas ! 
Juro para vocês que eu acho que não tem coisa mais feia do que abadá, por mais que os blocos/festas tentem fazer uma coisa bonitinha o formato e o caimento não favorece corpo nenhum, não tem como ficar bonito sem uma customização. Confesso para vocês que eu nunca customizei um abadá na minha vida, simplesmente porque eu não gosto de carnaval e nem dessas festas, mas resolvi aceitar o desafio de fazer um DIY aqui para vocês customizando um abadá que é três vezes maior que o meu tamanho.


Tentei fazer uma coisa que ao mesmo tempo que fosse simples também fosse algo bonito e confortável para vocês arrasarem no carnaval. Arrumei o abadá com um primo meu, mas só tinha tamanho GG - e eu visto P - mas como já vi isso acontecendo com algumas amigas, elas foram comprar o abadá e não tinha mais o tamanho delas, resolvi customizar esse mesmo para mostrar que dá para transformar aquela blusa gigante e horrorosa em algo usável. 


Para fazer esse Do It Yourself (Faça vocês mesmo) você vai precisar de: 
  • Tesoura
  • Cola de Tecido 
  • Fita crepe (usei esparadrapo porque não achei a fita rs)
  • Alfinete
  • Papelão
A única coisa que eu precisei comprar foi a cola de tecido que é bem baratinha e custou só R$ 4,60. 


O primeiro passo é cortar o acabamento da gola, das mangas e também da parte de baixo da blusa, isso vai dar mais leveza e evitar que ela fique apertada no pescoço e nas mangas. É mais ou menos aquele procedimento que fazemos para fazer regatas cavadas, mas é mais fácil, é so retirar a parte branca, não precisa "cavar".


O segudo procedimento é "meio" opcional! Eu resolvi fazer isso para poder diminuir um pouco do tamanho do abadá. Como ele era extremamente grande ficava impossivél diminuir só nas laterais, então precisei diminuir no meio também. Se o seu também é bem grande, é bem facinho ajustar. Você vai usar a fita para marcar o meio do abadá - na vertical- e ai vai cortar (só a parte da frente), diminuindo o tanto que você achar necessário, o mesmo tanto dos dois lados. Lembre-se de deixar um pouquinho a mais para fechar no final. Ah, se você não for diminuir ele na frente faça uma fenda menor, até um pouco abaixo do umbigo. 

No terceiro passo você vai usar a fita de novo para marcar o meio do abadá, dessa vez na horizontal e nas costas, e vai tirar tudo que está do meio para baixo. É assim mesmo, ele é mais curto nas costas porque a frente tem dois jeito de usar. Na foto abaixo está explicando melhor como são os cortes.


Aproveitamos a onda da tesoura para cortar o decote, você pode fazer do jeito que preferir, redondo, em v ou de outro modo, eu fiz em "triângulo". É só você tirar um pedaço do tecido no formato de um triângulo, você escolhe também o tamanho, se quer um decote maior ou um mais discreto. É legal fazer um decote maior e usar com um strappy bra por baixo. 


Para começar a ajustar o abadá e fazer os acabamentos você deve vestir e marcar tudo com o alfinete. Marque nas laterais o tanto que é necessário apertar, se deve diminuir nas alças, onde você vai fechar ele na frente e também o decote: se ficou de um tamanho bom ou se você quer diminuir ou aumentar. Depois é só retirar o abadá com muito cuidado para não tirar as marcações e também para não se furar.


Por último vamos usar a cola. Eu indico que vocês virem a blusa do lado avesso antes de começar os ajuste - coisa que eu não fiz. Coloque o papelão por dentro da blusa para a cola não vazar para o outro lado. Começamos pela lateral, basta você tirar o alfinete e passar cola onte você marcou, depois é só colar a lateral para trás, a mesma coisa deve ser feita com as alças. Ah, aquela fenda que você abriu por toda a extenção da blusa também será colada com cola. É muito importante deixar tudo secar direitinho para que não corra o risco de soltar. 


Para fazer o acabamento é só passar cola e virar todas as extremidades para dentro do abadá, isso vai dar a impressão de que ele foi devidamente acabado e vai esconder todos os lugares onde por engano você cortou torto ou a tesoura mascou. Não precisa se preocupar com a possibilidade da cola soltar, pelo menos essa que eu usei, da Acrilex, resiste a lavagem. Eu fiz o teste e de fato ela não soltou em nenhuma parte. 

Essa customização é super fácil e barata não é mesmo? Ótima para quem deixou para customizar o abadá um dia antes da festa - ou no dia - ou comprou uma abadá muito grande. E você ainda pode usar de dois jeitos, amarradinho ou então para dentro da roupa como eu usei nas fotos.


Espero que vocês tenham gostado da customização e dessas duas formas de usar. É uma customização bem simples mas com certeza é bem melhor do que o abadá original, não é mesmo? Prometo que ano que vem faço algo mais elaborado, esse ano foi meio corrido pois como vocês sabem eu voltei com o blog semana passada então não deu tempo de pensar em algo muito elaborado. Não deixem de comentar o que acharam e de dar sugestões para os próximos DIY's.

Mil Beijos.


6 comentários

  1. Ah Vick você tem que postar mais DIY!!! Sério!
    Achei super bonito seu abadá! E, é super fácil de se fazer, né?
    Beijinhos <3

    www.despadroniza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar isa que eu vou fazer mais haha !
      Que bom que você gostou, com os seus DIY's maravilhosos fico mega feliz que você tenha gostado
      Mil Beijos

      Excluir
  2. Eu amei!!!! e com o strappy ficou demais, não seria a mesma coisa sem ele. Arrasou no bloco!

    www.antenantenada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Karly ! Que bom que você gostou !
      Mil Beijos

      Excluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: