8 de março de 2014

Papo de Menina: Vou mudar de cidade, e agora?

Oi meninas, tudo bom? Não importa se é pra cidade vizinha, para o outro lado do país, ou até mesmo para o outro lado do mundo, mudar de cidade sempre da medo, insegurança e aquele frio na barriga. Participo de alguns grupos no facebook e sempre vejo meninas perguntando como é mudar de cidade, dizendo que estão com medo, que não querem deixar amigos, a família, o namorado e etc. E por isso decidi falar um pouco sobre isso hoje. 


Já morei em cinco cidades diferentes ao longo dos meus 18 anos de vida, algumas, nem me lembro de como foi a mudança, mas outras me afetaram muito e acho que por isso posso falar do assunto com vocês. A mais difícil de todas as mudanças foi quando sai de Belo Horizonte e me mudei para Ouro Preto, não queria deixar para trás minha mãe, meus avós e meus  amigos, não queria de forma alguma morar em uma cidade pequena e ainda estava frustada por não ter passado no cefet nem no coltec.

A adaptação foi bem difícil, no começo morei com a minha tia e dividia o quarto com a minha prima, como sempre tive o meu espaço isso também foi bem difícil. No começo eu me sentia muito mal e pensava muito em voltar pra capital, cheguei, alguma vezes a pedir minha mãe pra me buscar, queria voltar pro colégio que sempre estudei, trocar um instituto federal e um curso técnico pelo colégio de bairro onde passei mais da metade da minha vida. Bom. não vou contar toda a minha história para vocês, acho melhor dar umas dicas, para que eu possa de fato ajudá-las.

Sobre onde morar: Uma coisa que eu sempre falo é "nunca more com parentes", alugue um apé ou uma casa, procure alguém para dividir a casa com você ou more em uma república. Acontece, que no começo é tudo lindo, mas depois de um tempo o encanto acaba, temos a ilusão que morar com uma tia, prima ou sei lá o que vai nos fazer sentir em casa e não sentiremos tanta falta dos nossos pais, mas não é assim. As "regras" são diferentes da que você esta acostumada e querendo ou não você tem que se adaptar a elas. Agora, eu moro com meu pai e é bem melhor do que antes, tenho meu quarto, meu espaço e posso fazer tudo que sempre fiz, sem ter que mudar nada .

Sobre dividir quarto: Dividir quarto também é bem difícil, até mesmo na organização. Se você é organizada e divide o quarto com alguém totalmente desorganizado sempre terá atritos. Pode ser que você não tenha opção e tenha que dividir o quarto com alguém de qualquer jeito, nesse caso, se possível, escolha pessoas que tenham o mesmo habito que você. Por exemplo, escolha alguém que durma mais ou menos no horário que você dorme, se você divide o quarto com alguém que dorme mais tarde que você, quando a pessoa entrar no quarto para dormir ela irá te atrapalhar, sem contar que existem pessoas que não tem um pingo de educação e acendem a luz e fazem barulho sem respeitar quem esta dormindo.

Sobre divisão de tarefas: Se vai morar com amigas, ou em uma república divida as tarefas, uma dica é fazer um quadro dividindo as tarefas por semana. Por exemplo, em uma semana você leva os banheiros, sua amiga as louças e a outra amiga varre a casa. É uma boa porque caso uma tarefa não seja feita vocês saberão de quem é a responsabilidade e ninguém fica sobrecarregado. 

Sobre adaptação: É bem difícil mas a única maneira que existe é ser forte e suportar a saudade de casa. A gente se sente deslocada, se sente isolada e sozinha no começo mas é normal, o único jeito de se adaptar é com o tempo. Tente fazer amigas, conhecer pessoas novas, assim você vai se adaptar rapidinho e não vai sentir tanta saudade de casa. Falta a gente sempre sente, mas é suportável e você tem que pensar que está lá pelo seu bem, seja lá qual for o motivo. 

Sobre a mudança: Como Belo Horizonte é bem pertinho de Ouro Preto eu trouxe minhas coisas aos poucos, minha mãe vinha todo final de semana e trazia coisas que eu tinha deixado para trás e etc. Mas se você vai morar bem longe de casa e não vai ter essa "mordomia" deve começar a arrumar suas coisas antes, para não esquecer nada. A dica é ir empacotando tudo que você não vai usar até o dia da mudança, assim não corre o risco de deixar nada para trás.

Sobre como fazer amigos: Eu tenho uma amiga que sempre puxa assunto com todo mundo, mesmo que ela nunca tenha visto a pessoa na vida, ela chega perto e começa a conversar como se a conhecesse há anos. Eu sempre critiquei ela por isso mas, quando mudei de cidade percebi que eu teria que ser igual ela se não ia continuar sem conversar com ninguém por muito tempo. A dica então é essa, conversar com as pessoas, perder a vergonha e puxar assunto e acima do ser sempre muito simpática e educada com todos! 

No começo foi bem difícil mas hoje eu vejo como mudar de cidade me mudou muito e me fez crescer bastante, conheci pessoas incríveis, inclusive meu namorado, passei mais tempo com o meu pai e agora, que estou prestes a me mudar de novo já ta me dando um dorzinha no coração, mas eu conheço essa sensação e sei que vai passar. Eu espero ter ajudado vocês, não deixem de comentar e qualquer dúvida é só perguntar. Ah, e não deixem de participar do Sorteio que tá rolando aqui no blog.


Mil Beijos !



12 comentários

  1. Vou mudar de cidade e to com muito medo, o post me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei meu bem !
      Mil Beijos

      Excluir
  2. Adorei,simplesmente perfeito ♥
    http://eternafashionblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca mudei de cidade , mas acho que não seria tão difícil, eu já me acostumei com mudanças assim rs ' adorei o seu blog , seguindo , sucesso ♥ beijoos
    http://mllebeatriz.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem difícil, eu também achei que seria tranquilo porque não era tão apegada nem nada, mas é duro :/
      Muito obrigada, seja bem vinda

      Excluir
  4. Ótimo post, mudei de cidade uma vez, foi um pouco difícil me adaptar.

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou meu bem ! Mil Beijos <3

      Excluir
  5. Deve ser maior barra mudar de cidade. E realmente dá medo. Há uns anos atras, minha mãe estava pensando em mudar para MG, eu fiquei super aflita, com medo de não fazer amizades... essas coisas. Ai ela mudou de ideia (Graças a Deus hehehe) e não fez a mudança. Mas de uns tempos pra cá, ela voltou a cogitar na ideia de ir morar em MG com a minha vó... Triste, porque eu odeio mudanças. Suas dicas foram otimas e vão me ajudar muito caso isso aconteça.

    Beijoo
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vou poder te ajudar, mas de qualquer forma to torcendo pra não acontecer. Qualquer coisa de dou um help já que moro em minas também haha.
      Mil Beijos

      Excluir
  6. Vou voltar pra minha terra natal me ajudou muito bjs!

    ResponderExcluir
  7. Eu vou me mudar de um prédio para uma casa.Vou contar a história: Foi assim,no meu prédio eu não tinha muitos amigos e na minha escola também não,porque sempre fui bem tímida,aí meu pai veio com a ideia de mudar de casa,e eu ligeiramente concordei,minha mãe não queria,mas mesmo assim ela começou a procurar casas,aí,encontraram uma casa e tals,uma longa história,mas enfim,aí faltava 1 mes para nós se mudarmos e eu fui brincar no parquinho do prédio com uma amiga minha que,aliás,não mora no prédio,aí eu fiz amizade com o prédio inteiro,e eles são tão legais!!! Nossa,são tão engraçados,aí eu conheci um menino,e comecei a gostar dele,porém depois de uns dias eu descobri que ele gostava de mim,enfim,aí o tempo foi passando e agora eu estou namorando com ele,eu tentei contar para minha mãe mas ela ficou meio brava aí eu falei que era mentira,e eu estava em uma escola que só agora que eu sai eu percebi como era legal,era engraçada e tudo mais,eu tinha "muitos amigos" e eu só fui perceber isso agora,na escola que eu mudei,todos os alunos,menos eu,são ricos e comportados,me excluem de tudo,tem 2 panelinhas formadas entre todas as pessoas da sala,menos eu,eu como sou tímida,mesmo falando normal com as pessoas,elas não gostaram muito de mim,acham que eu sou "louca" e infantil 😢😢 E agora? O que eu faço? Não tem mais volta eu vou mudar em 13 dias, eu acho que já até desidratei de tanto chorar.O pessoal do meu prédio são pessoas muuuuuito engraçadas que adoram aprontar kkkkkkk,e agora eu estou namorando e tenho muitos amigos,e estou morrendo de saudade da minha escola antiga 😭😭😭😭 Por favor me ajuda??????????? O que eu faço agora? Eu comecei a descer todos os dias para aproveitar ao maximo os meus últimos dias,eu estou muito arrependida,vocês não fazem ideia,a dor que eu estou sentindo é tão forte,a pior dor que eu já senti, o lugar onde eu ainda "moro" as pessoas são pobres assim como eu, e o lugar para onde eu vou mudar as pessoas são ricas,metidas e não gostam de mim 😭😭😭😭 O que eu faço agora?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: