15 de março de 2014

Papo de Menina: Tudo Sobre Parcerias !

Boa tarde meninas, como estão ? Hoje é dia de  atualizar a tag Papo de Menina, uma das mais queridas, visitadas e comentadas do blog e, também, uma das que mais dá preguiça de fazer e que mais exige tempo! São textos e mais textos, coisa rara aqui no blog, mas que as vezes se faz necessário para que tudo possa ser explicado nos mínimos detalhes, facilitando a compreensão de todos. Hoje teremos um post bem longo, e também muito aguardado por várias meninas. Ah, desde já agradeço todas que me mandaram suas dúvidas, muito obrigada.


Isso mesmo, no post de hoje vou tirar todas as dúvdas sobre parcerias. Ao longo desse pouco mais de um ano de blog aprendi muitas coisas e também conquistei tantas outras, todas as lojas ai do lado são parceiras do blog. Logo, acho que posso ajudar quem está começando ou quem nunca se interessou por isso.

A ideia do post nasceu devido as várias perguntas que recebo, sempre que faço post de recebidos ou sempre que posto alguma foto de peças recebidas no instagram. Pensando em uma maneira de responder todas as dúvidas surgiu a ideia de fazer esse post. Nele vou dar várias dicas, responder perguntas e também contar um pouquinho da minha experiência, espero que gostem!

  • Quando é a hora de fazer parcerias?
Acredito que não exista uma hora pré-definida. Você pode procurar por parcerias quando seu blog começa a dar algum retorno. Eu explico, quando você tem um número de visitas diárias bacana, comentários, likes na fanpage e etc. Porque, na verdade não adianta você querer fazer mil parcerias sendo que começou o blog ontem, as lojas só vão topar se você puder oferecer algum retorno para elas, seja número de visitantes da loja, de like ou etc. Eu soube que era hora de fazer parcerias quando a primeira loja entrou em contato comigo, que foi a Romwe, daí comecei a procurar por outras lojas. Essa é uma opção também, esperar que a primeira loja entre em contato com você mas, se quiserem um número definido acho que uns 1000 seguidores é um bom número para começar a pensar nisso. 
  • Como conseguir parcerias?
Se você não tem paciência de sair divulgando e esperar que alguma loja veja seu blog e entre em contato com você, você pode sim tomar iniciativa e entrar em contato com as lojas. As lojas gringas, elas geralmente têm uma "aba" no site que se chama "Fashion Blogger Program" ou algo assim, onde esta explicado tudo sobre a parceria e onde você pode "inscrever" o seu blog, caso seja aprovado a loja entra em contato com você. Já as lojas brasileiras não têm isso, pelo menos a maioria, então aconselho que você entre em contato por e-mail, caso você só tenha a fanpage, ou o instagram peça um e-mail para o qual você possa enviar sua proposta. 
  • O que escrever no e-mail?
A primeira coisa é ser educada, sempre, dê bom dia, boa tarde ou boa noite e no final agradeça ou coloque "att", mesmo que a marca nunca entre em contato é importante agradecer. Outra dica é nunca abreviar nada (a não ser o atencisoamente), lembre-se de que é um e-mail profissional e se você escreve abreviando tudo já vai perdendo credibilidade da loja. No começo eu sempre mandava o e-mail perguntando se a loja tinha alguma política de parceria, mas na maioria das vezes me falavam da droga do cupo de 5% de desconto, que como já disse, é furada. Daí, passei a enviar o e-mail com as minhas propostas para parceria, que são duas: A primeira é receber os produtos para fazer look do dia, ou resenhas e a outra é produtos ou vale compras para sortear para vocês. Mas não é assim, só pegar a proposta de outro blog, você tem que ver o que se encaixaria melhor pra você, talvez você prefira cobrar pelo anuncio ao invés de receber produtos ou etc, e isso, descobrimos com o tempo, através de testes e mais testes. 
  • Para quais empresas devo propor parceria?
O primeiro passo nessa questão é saber qual o assunto mais abordado no seu blog, depois qual o seu publico alvo, tipo, o que sua leitoras gostariam de ver ou receber, e ai, você corre atrás de lojas que tenham o mesmo "porte" que o seu blog. Por exemplo: Se você tem um blog de moda não vai fazer um parceria com uma editora, primeiro, porque não tem absolutamente nada a ver, a não ser que seja relacionado a livros de moda, segundo que seus leitores gostam de moda, nada garante que eles vão gostar de livros. Sobre o tamanho da loja, não adianta você ter um blog com mil likes na fanpage e propor parcerias com lojas que tenham 1 milhão de likes, o seu blog não vai dar  retorno nenhum pra ela. Então,se você tem um blog pequeno, faça parcerias com lojas pequenas, assim as duas vão ter algo a oferecer e vão crescer juntas. Ah, lembrando que isso não se aplica a lojas gringas. 


  • Como fazer uma boa parceria com lojas gringas? 
A grande maioria das lojas gringas tem uma excelente proposta de parceria. Geralmente, você faz uma wishlist, se conseguir um determinado número de acessos para a loja ganha um vale brinde para comprar o que quiser, dái, quando o produto chega você tem que fotografar, postar no blog com o link da loja e eles vão monitorar a quantidade de acessos de novo, é um ciclo. Geralmente os vale compras variam de $20 a $100 dólares, dependendo do preço da mesma e do número de acessos. É uma boa para quem ama roupas, assim como eu. Agora é só correr atrás das lojas gringas, tem um monte ai na lateral do blog para vocês começarem. 
  • Quais parcerias são mais comuns de oferecer?
Como já falei para vocês é preciso uma analise para saber qual tipo de parceria é melhor para você. Eu conheço quatro tipos e vou falar um pouquinho de cada. O primeiro é o de receber produtos, que eu já expliquei na pergunta acima,a geralmente funciona do mesmo modo com elas lojas brasileiras também, a diferença é que as vezes você não tem "direito de escolha" e eles te mandam o que quiserem. A parceria através de sorteios funciona básicamente da mesma maneira, a loja libera um vale compras ou algum produto para você sortear entre as leitoras e ela possuí uma expectativa quanto ao número de inscritos ou ao número de likes que isso vai gerar pra ela, caso seja satisfatorio eles enviam outra proposta, ou enviam produtos para você. A terceira forma são os publieditoriais, alguns blogs indicam produtos que se quer testaram, o que eu acho que é péssimo. As vezes eu indico lojas que já comprei, mas que ainda estou esperando chegar o produto, mas deixo isso bem claro. Os publieditoriais geralmente são pagos, se você quer fazer esse tipo de parceria tem que estipular um preço de acordo com o tamanho do seu blog (não me perguntem porque eu nunca sei). Por último, e dessa vez menos importantes são os cupons de 5% de desconto, pra mim é uma forma de parceria inútil e que eu não aceito de jeito nenhum. Funciona assim, todo leitor que usar seu código na loja ganham 5% de desconto e você ganha uma pequena porcentagem, bem pequena mesmo, do que as pessoas comprarem com seu cógido. É meio fail porque a pessoa tem que comprar, então você acaba não recebendo quase nada. Mas como falei, você tem que ver qual tipo de parceria se aplica melhor ao seu blog e ao seu público.

  • O que é melhor pedir: dinheiro ou produtos ?
Com certeza é dinheiro, sempre falo com meu namorado que quem dera se as pessoas vivessem só de roupas. Como a Fernanda (do Le Fer) disse uma vez em um vídeo, chega uma hora que você simplesmente não sabe mais o que pedir. Eu amo receber roupas, mas com o dinheiro dava pra investir muito mais no blog e assim gerar mais visitas, mais parcerias e mais dinheiro haha. Mas existem algumas dificuldades no processo. A primeira é que para cobrar por um serviço você tem que dar um retorno pra empresa e que este seja garantido, por isso, você precisa de um bom número de likes, visitas e seguidores, então, isso não se aplica a blogs do tamanho do meu. Outro problema, pelo menos para mim seria, é que não tenho ideia do valor que é cobrado, é algo que exige muita pesquisa, com blogueiras mais experientes e etc. Mas, de fato seria muito mlhor dinheiro, até porque com dinheiro você pode comprar produtos, mas vamos nos contentando com as roupas por enquanto, não é mesmo ?

Nossa, meus dedos estão até dormentes de tanto digitar ! Não sei se respondi muito bem as perguntas, ou se me esqueci de algo, mas de qualquer forma, qualquer coisa é só vocês perguntarem. Não deixem de comentar o que acharam, se eu ajudei vocês e etc, estou muito cuirosa para saber. Espero que tenham gostado. 
Mil Beijos!

http://vickibrahim.blogspot.com.br/2014/03/sorteio-80-para-gastar-como-quiser-na.html


30 comentários

  1. Você podia ter dividido o post em duas parte pra ficar menor, mas de todo jeito eu li tudo e me ajudou muito ñ sabia nada sobre parcerias
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei nisso mas o post ia ficar muito pequeno haha. De qualquer forma que bom que gostou e que te ajudou
      Beijos

      Excluir
  2. Ai, esse post foi sensacional, adorei muito! ahah tô começando agora e nunca tive muita ambição de parceria, sabe? Sempre escrevi por vontade mesmo, me desestressa!! Mas semana passada recebi dois emails com propostas de parcerias que nem acreditei. Primeiro que não esperava, segundo que fiquei tipo "nossa, como essas pessoas chegaram a mim?" haahahahahah
    Mas enfim, o meu blog é pequenininho, tá começando agora, quem sabe um dia chego aos mil likes hehe

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei assim quando recebi minha primeira proposta de parceria, na verdade fico assim até hoje haha .
      Bom, se duas lojas já entraram em contato com você deve ser porque seu blog dá um retorno bom, talvez já dê para fazer as parcerias !
      Mil beijos

      Excluir
  3. Muito legal seu post , ótimas dicas !

    Beijos do CariocaBacana

    ResponderExcluir
  4. Eu achei ótimo!!! Super bem explicado..
    Vamos fazer uma parceria? rsss
    https://www.facebook.com/eudoraejuvacessorios

    Eve Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, tentei explicar tudinho da forma mais detalhada possível !
      Vamos sim haha.
      Beijos

      Excluir
  5. Ai, esse post foi muito bom :') Porque deu uma esclarecida bastante, cara! Porque meu blog é pequeno, escrevo pra sair da rotina e tudo mais. Ai semana passada recebi dois emais propondo parcerias e fiquei sem reação, porque além de nunca visar, meu blog é pequeno, como já disse, não imaginava que isso fosse possível hahaha fiquei tipo "onde essas pessoas me acharam?" hahaah
    Enfim, muito bom o post, amei!

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post e o seu blog <3 Tô seguindo aqui e lá no FB. O post foi super útil!
    http://drugcentury21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou meu bem !
      Seja bem vinda

      Excluir
  7. Coisas que todo mundo sabe. Nada de útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, primeiramente obrigada por gastar seu precioso tempo visitando e comentando no meu blog! Desculpe não ter conseguido ajudar, mas só de ajudar as meninas que comentaram ai dizendo que gostaram do post e também as que vieram falar comigo no fb já fico muito feliz ! E eu respondi dúvidas que elas me mandaram, logo o que não é útil para você pode ser útil para elas!
      Mil Beijos

      Excluir
  8. Incrível, adoro seus posts, seu blog e principalmente seus looks, confesso que amo as lojas gringas e estou trabalhando para conseguir parceria com eles. Você explicou tudo super bem, coisa que raramente os blogs fazem. Parabéns por atender aos pedidos, e você é uma querida! ♥

    Beijos, www.mabeato.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado meu bem, muito obrigada !
      E que bom que conseguiu entender tudo direitinho meu bem, qual quer duvida é só perguntar ok ? E tomara que consiga as parcerias <3
      Beijos meu bem, obrigada por tudo

      Excluir
  9. Para mim, foi um dos posts mais bem feitos sobre parceria. Está super completo, e me tirou muitas dúvidas =)
    Também acho que o 5% de desconto é furada, é meio sem nexo.

    http://sonhodas4estacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiwn que bom que gostou meu bem <3.
      5% de desconto é muito furada haha, não dá rs

      Excluir
  10. Parabéns Vick, o post ta super bem feito e aposto que vai ajudar muitas meninas blogueiras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou meu bem, espero mesmo que u consiga ajudá-las (:
      Obrigada

      Excluir
  11. Nossa, esse post foi super útil! Muito bom mesmo... Parabéns e sucesso com o blog ;)
    http://dayamancio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei querida <3
      Muito obrigada, tudo em dobro <3

      Excluir
  12. Muito bom! Me ajudou bastante! http://www.blogdayararamos.com/

    ResponderExcluir
  13. Amei o post, vai me ajudar bastante e acredito que a muitas blogueiras.
    Te convido a dar uma passadinha lá no blog para conferir o post novo do blog e deixar sua opinião.
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2014/03/diy-iluminador-liquido.html
    ¸¸.•*´¯`✿ ❀ ✿ ❀ ✿ ❀ ✿¸¸¸.•*´¯`✿ ❀
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei meu bem !
      Mil beijos

      Excluir
  14. Parabéns pelo post! Muito explicativo!!
    Quem sabe a gente nào faça uma parceria! Entre em contato pelo whats! Bjo amore!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada meu bem !
      Salvei o numero de vocês no seu e talz mas não apareceu no whats, entrei em contato no insta e lá no face <3

      Excluir
  15. Adorei o post! Você falou que as lojas gringas acompanham a quantidade de visualizações no post e eu gostaria de saber como ocorre esse processo. Ahh, meu blog tem 419 seguidores 1.320 likes na fan page, ainda não tenho parcerias, você acha que já tá na hora certa de procurar, ou devo esperar um pouco mais? Super bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou meu bem. Quando você se cadastra na loja sua conta tem um ID, que é um código que você poem no final de cada link que poem no seu blog, é através desse código que eles rastreiam as visitas.
      Acho que dá sim, mas procura lojas que valorizem mais os likes do que os seguidores.
      mil Beijos

      Excluir
  16. Recebo vários pedidos de parcerias dessas de 5% ou 10% no cupom. E não aceito nenhuma. É pura furada. Prefiro as lojas físicas e aqui da minha cidade. Muito mais vantagem e claro as lojas gringas que são puro amor. Amei o post.


    http://raquelcunha151.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: