3 de junho de 2013

Papo de Menina: 6 Dicas para quem quer ter um blog (ou já tem um) !

Boa noite girls!
O post de hoje é muito, muito especial ! Primeiro que estou atendendo ao pedido de várias leitoras ao mesmo tempo e é também uma duvida que todas nós temos quando vamos começar um blog. Para falar a verdade algumas nos continuamos tendo mesmo depois de meses de blog! Por isso, ao longo do post vou precisar da ajuda de vocês, peço que  respondam as minhas dúvidas por comentário e assim vamos uma ajudando a outra!
Na verdade venho querendo fazer esse post a tempos, mas não me acho uma pessoa indicada para tratar sobre tal assunto. Tenho pouco tempo de experiência e meu blog não é daqueles tem milhões de visitas, tudo que eu tenho, aqui, hoje, eu batalhei e me dediquei para conseguir. Mas, como muitas meninas veem me pedindo resolvi finalmente postar sobre isso e espero realmente estar ajudando ! Lembrando que é um post criado por mim, tudo que vou falar aprendi com o tempo ou com outras blogueiras, mas não há como colocar referência de onde li tal coisa, porque já li em vários lugares, em vários momento diferentes.


1. Nome e Assunto do seu blog ! 
Vamos dizer assim que é a primeira e mais importante tarefa! O nome e o assunto que o seu blog irá tratar são as primeiras coisas a serem decididas e são decisões que vão gerar todas as outras consequências. Primeiro você deve escolher o assunto,  não adianta colocar um nome que não tenha nada a ver com o assunto que será tratado. E assim, tem que ser um assunto que você domine, não adianta você querer falar de moda se você não domina o assunto, algumas meninas tem a ilusão de que apenas blogs de moda tem chance de fazer sucesso, e isso é mito. Se você escreve bem faz um blog de textos, se você ama fotografia faça um blog falando sobre isso. Caso você seja como eu, que quer um blog pessoal, que quer falar de todos os assuntos que você gosta escolha um nome mais universal que não esteja ligado diretamente a nenhum assunto. Outra dica importante: Escolha um nome simples e fácil de gravar, não adianta ser um nome super criativo mas em inglês, ou um nome gigante, ninguém vai decorar ! Escolha alguma coisa fácil, mesmo que seja clichê. O nome do meu blog é bem clichê, por exemplo, mas é fácil de decorar e a pessoa rapidamente me associa ao blog, ou vice e versa. Outra dica, não é porque o Depois dos Quinze fez sucesso que se você colocar Depois de alguma coisa no seu blog que ele vai fazer sucesso também, não é o nome que faz um blog, é o blog que faz o nome! 



2. Fotos e Visual !
Outra coisa muito importante é o visual do seu blog, visual não inclui apenas o layout, inclui também as fotos e o jeito como você coloca elas no post, tudo isso ajuda você a criar a sua identidade na blogsfera. O layout é uma parte muito importante disso! Um coisa que aprendi nesses meses de blog é que fundo carregado, muito colorido ou com corres muito fortes "assusta" os leitores! O conteúdo do seu blog pode ser ótimo, mas se o seu layout for daqueles que doem a vista ninguém vai aguenta ficar muito tempo lendo e com isso você vai perdendo visitas e seguidores. Outra coisa é que não compensa baixar layout free! No começo tudo é ótimo, seus leitores ama, você ama e é tudo lindo, mas depois, você começa a ver outros mil blogs com o mesmo layout que o seu e isso é péssimo! Se você puder comprar um layout faça isso mas não é essencial, você pode criar um bem simples no photofilte ou photoscape ( que é o caso do meu)! Outra coisa que ajuda muito no visual do seu blog é ler tutoriais! É só você digitar no google o que você quer que vão aparecer vários blogs ensinando fazer! Outra coisa importante é como você expõe as fotos. Aqui por exemplo, acho que a marca registrada são as montagens (com três fotos em como usar, 4 em comprinhas e resenhas e etc) e também essas faixas que coloco nas fotos, e que, vou contar para vocês como faço isso (muita gente mesmo me perguntou)! Edito as fotos primeiro no photoscape e depois no PicMonkey, que é onde coloco essas faixnhas, não vão imitar eim, tem muitas outras opções de faixas diferentes e muito mais! E por último, mas não menos importante a qualidade das fotos também conta muito! É claro que as vezes isso é difícil poque sua câmera pode não ser boa ou pode ser que não tenha ninguém para fotografar para você, como é o meu caso! Mas o que vale é dar o seu melhor nisso! E é claro que as fotos também irão fazer as pessoas lembrarem do seu blog, por isso é importante manter um padrão.



3. Divulgação e Seguidores:
Essa é uma parte que interessa muito a todas as blogueiras, e eu tenho uma coisa para contar à vocês! Número de seguidores não quer dizer número de leitores! É isso mesmo, acontecem casos de que a pessoa tem, sei lá, mil seguidores e 50 leitores, por que isso acontece? É que se você ficar pedindo, incomodando e pá muitas pessoa vão seguir por seguir e só, mas não vão se dar ao luxo de ler um post se quer. Então, você tem que decidir se quer ter seguidores ou leitores! Se optar pelo primeiro é só fazer um sorteio bacana e por como regra seguir o blog que vai chover seguidores. Agora, se optar pelo segundo o caminho é a dedicação! Outro fato importante neste tópico é a forma como você divulga o seu blog! Nenhuma blogueira gosta de logar e ver quinhentos comentários dizendo "segue meu blog por favor" ou "lindo, vem ver meu blog". NÃO! Por favor não faça isso, é péssimo! Outra coisa que você não deve fazer é divulgar seu blog, ou um post pelo chat do facebook, a não ser que seja para amigas, isso também é péssimo, parece que a pessoa esta mendigando visitas. Então, como vou divulgar o meu blog? Existem vários grupos no facebook para essa divulgação, quando eu digo vários, são vários mesmo, lá é uma boa para divulgar! Outra dica é ter todas as redes sociais possíveis, o twitter por exemplo: se você fez um post novo divulgue lá, isso pode despertar a curiosidade de algumas pessoas e elas vão visitar o seu blog! E se você quer divulgar em outros blogs, faça um comentário legal, de quem realmente leu o post e no final deixe o seu link, garanto que vai ser muito melhor do que "segue meu blog!".

Bom, como o post tá muito grandão eu vou pedir que quem quiser continuar lendo clique ai em mais informações!





4. Domínio e Hospedagem !
É nessa parte do post que preciso da ajuda de vocês. Tenho muitas dúvidas sobre domínio e hospedagem de blog e é por isso que até hoje não adquiri o meu! Não sei qual é o melhor site para comprar, nem sei muito bem como funciona essa parte então, quem puder me ajude! Mas mesmo assim vou tentar falar um pouquinho, explicar o que é as duas coisas e qual a importância de ambas. Para quem não sabe, o domínio do blog é para que este deixe de ser .blogspot.com.br e passe a ser apenas .com.br ou .com. Mas isso é importante? Digamos que sim! O domínio passa um sessação aos leitores de seriedade, é mais fácil de memorizar, você se torna independente da plataforma que você utiliza, ou seja se eu mudar de plataforma vou poder manter o blog no mesmo endereço, além dessas vantagens o domínio é super barato, custa em média de 30 reais o ano. A minha duvida é onde comprar o domínio? Já a hospedagem  é o serviço de armazenamento do seu blog, esses planos permitem que você crie também um e-mail personalizado com seu nome e domínio, dando ao seu blog uma cara mais profissional.


5. Parcerias!
Acredito que esse tópico seja o de maior interesse, principalmente para aquelas desesperadas em conseguir parcerias... A primeira dica que dou é: pare de pensar em parcerias! Se você quer ter um blog tem que ser porque você gosta e não porque quer ganhar as coisas em troca! É claro, é ótimo ganhar roupas, bijus e outras coisas, fico toda feliz quando recebo algo da Romwe, mas parceria não é tudo! Tenho quase um ano de blog e minha única parceria é com a Romwe, na verdade é mais uma troca de favores, posto banner aqui, na fanpage e ganho produtos em troca! A primeira coisa que você precisa para conseguir parcerias é ter noção! Não adianta chegar em uma loja que tenha meio milhão de likes na fanpage e propor parceria com o seu blog que tá começando agora, eles não vão aceitar nunca e é capaz de você ainda passar vergonha ! Você tem que procurar lojas que estejam começando agora, ou lojas pequenas e tentar, é claro que você vai levar muito não, vai ficar até sem resposta mas você tem que tentar. Outra coisa muito importante é furada parcerias daquelas que você só tem que postar um banner dizendo que leitoras do seu blog tem 5% de desconto. Sério, não entre nessa. Você não ganha nada em troca, é difícil alguém entrar e comprar com seu código, a loja nunca mais te dá satisfação de nada e você fica ai divulgando ela, pior ainda são aquelas que não te dão nada e pedem um post por mês sobre os produtos de lá, não façam esse tipo de parceria!



6. Paciência e Dedicação!
É o último item, porém o mais importante! Não adianta você querer, poder e nem ser a mais linda de todas, você não vai virar a Taciele Alcolea da noite para o dia ! Tudo e construído com paciência e muita dedicação! Eu diria que você tem que alimentar um blog todos os dias, porque assim as leitoras vão saber que todo dia que elas vierem aqui vai ter coisa nova, que se elas ficarem dois dias se visitar o seu blog vai ter dois posts novos. É claro que isso é uma coisa bem difícil de se fazer, eu mesma não consigo, mas você tem que se dedicar ao máximo e se fizer isso com o tempo você conquista seu lugar na blogsfera!

É isso ai meninas, o post de hoje foi bem extenso e com muito texto, coisa que vocês não estão acostumadas a ver por aqui, mas eu espero que tenham gostado! E lembrando que quem souber mais sobre domínio e hospedagem me ajude por favor rs. Bom, é isso, não deixem de comentar é muito importante pra mim!
Beijos e até amanha.

31 comentários

  1. Vicko, seu post é ótimo, mesmo pra quem já começou, como eu, ainda me ajuda e eu gosto muito de ler! Sobre domínios eu não poderei te ajudar, pois quero "fazer" meu blog primeiro, para depois comprar um domínio, sabe? Gostei muito do seu blog, tô fuçando tudo aqui, guria! Bjos!

    Blog Paixão por Makes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!Eu também pensei nisso, mas acho que tá na hora de comprar um domínio pra mim ja!
      Beijos

      Excluir
  2. Gostei do post super interessante, pior que tenho mais dúvidas onde você tem no domínio e hospedagem. rs Vamos descobrir juntas? rs

    bacelarmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, muito bom mesmo, você fez observações ótimas!
    Adoro aqui, venho sempre, parabéns! <3
    Beijos, Lê.
    http://hangerfemale.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas <3 Comecei meu blog não faz uma semana e tinha algumas dúvidas sobre aonde divulgar.. mas agora vou procurar mais grupos no facebook pra fazer a divulgação!

    Se quiser dar uma olhadinha no meu blog,
    www.vitorcesar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! fico muito feliz por ter ajudado .
      beijão

      Excluir
  5. Adorei teu post, achei muito útil mesmo, não sei mt coisa sobre domínio e hospedagem mas boa sorte com isso,haha, beijao.
    weirdfashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vicki, tudo bom?
    Nossa, muito legal o post, super útil para as meninas que estão começando ou tem uma ideia restrita de blog.
    Se criar um blog sem estrutura para mantê-lo e só pensando em parceria, não consegue ter sucesso.
    Parabéns o post ficou bem completo, eu adorei!

    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei, tudo sim e ai .
      Muito obrigada ! beijão

      Excluir
  7. Nossa eu amei seu post, ajudou muito (:
    Meu blog ainda esta no começo, ainda não parei para pensar em parcerias, minha dedicação com o blog é simplesmente porque gosto de fazer isso mesmo, me orgulho bastante disso rs <33
    Adorei seu blog, todo perfeito e lindo, to seguindo!

    Ficaria muito feliz com sua visita no meu blog: somecharm.blogspot.com.br
    Beijinho, jé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, fico muito feliz por ter ajudado!
      Sucesso linda s2

      Excluir
  8. Adorei o post! Muito bem escrito! Bom, não posso te falar sobre hospedagem porque uso o blogger mesmo e não pretendo mudar até que meu blog esteja bem maior. Quanto ao dominio bom eu ja tive duas experiencias! A primeira comprei um dominio pelo site ''registro br'' paguei 30 reais nele, e funcionou perfeitamente bem. Esses meses atras resolvi trocar de dominio, e como queria que terminasse apenas com .com sem o br, não podia usar o registro br. Então comprei pelo uol host, pior coisa que fiz na vida, meu dominio nao funcionava, e eles nao conseguiam solucionar, 1 mes e meio depois de eu pedir ajuda finalmente meu dominio está funcionando, mas muita gente reclama de la, principalmente sobre a hospedagem, eu não recomendo nem um pouco!
    a fernanda dallan do lefer blog, tinha um pelo IG e tbm disse que o serviço é pessimo.
    Então pela minha experiencia e pelo oque eu ouço falar o registro br é um dos melhores
    espero ter ajudado, e desculpa ter falado demais
    Beijos
    -Bárbara Silva

    www.barbarizando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada, principalmente pela dica! vou entrar la no dominio br agorinha mesmo para olhar isso

      Excluir
  9. Nossa, adorei as dicas. Eu não tenho muita paciência, mas fiz um o ano passado de novo e pretendo não excluir. http://quartoemanexo.blogspot.com.br/ Parabéns pelo seu cantinho!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o port, foi muito útil pra mim já que estou começando agora e ando muito perdida nisso tudo kkkkkkk
    Bjos

    http://falsadama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Vicki!
    Adorei as dicas, e aproveitando a deixa vou te dar uma sobre domínio. Eu comprei o meu nesse site http://pre-lude.com/dominios e super recomendo. Eles oferecem planos de hospedagem também, mas como ainda não comprei, prefiro não opinar. Agora a página tá em manutenção, mas logo deve voltar.

    Beijos,
    Angela
    www.angelamaroni.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! e obrigada pela dica(:
      beijos

      Excluir
  12. Ótimas dicas, eu estava pensando sobre parceria e pedir desconto para as leitoras em troca ja que nao moro no Brasil mais depois de ter lido as dicas nao vou fazer nao. www.blogdamaya.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é péssimo, não da certo porq acaba que ninguém compra e quando compra ninguém nem lembra que tem os 5% de desconto

      Excluir
  13. Eu adorei o post! O que mais me chamou a atenção foi a parte de divulgação, porque é extremamente chato ler esse tipo de coisa nos comentários tipo "lindo, adorei. Me segue lá que eu te sigo aqui" "te segui, me segue?" me segue lá? - link". E são blogs iniciantes iguais o meu que querem comentários e seguidores de verdade mas não fazem por onde. Poxa! Fico realmente chateada com esse tipo de coisa. Enfim, me apaixonei pelo seu blog, estou seguindo.
    Beijocas,
    Vic, http://falsatimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Esse tipo de coisa é péssimo, da até um desanimo viu ....
      beijão linda

      Excluir
  14. Adorei o post, super explicativo e bem simples embora tenha bastante texto!

    Vou tentar te ajudar quanto ao domínio, o meu eu comprei direto pelo link que o blogger te indica para comprar! O domínio é do godaddy, me custou 10 dólares por ano. Ele é americando e por isso é legal que tenhas o mínimo de conhecimento em inglês pra entender o passo a passo das coisas (lembrando que só vai precisar entender isso na hora de migrar, tudo vai continuar sendo igualzinho como sempre foi, logando pelo blogger e tal). Eu utilizei 100% do passo a passo que o próprio blogger te dá e consegui sem grandes dificuldades, mas claro tem que ter paciência. Se você não entende muito de inglês acho legal comprar o domínio pelo registro.br.

    Espero ter ajudado!
    Beijinhos

    www.diywhateveritis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! e obrigada pela dica, mas meu inglês é péssimo rs
      beijão

      Excluir
  15. Vic, olhaaaaaaaaaaa já fiquei intima rsrsrrs, gostei muito de suas dicas, Depois de muitas pesquisas comprei o meu domínio no Registro.Br link--> http://registro.br/ achei super prático e melhor é brasileiro, da uma olhadinha lá antes de fazer o seu, bjs
    (super seguindoooooo!!!!!)
    www.mariafaceira.blog.br

    ResponderExcluir
  16. seu blog é muito legal.eu amuh ler blogs nas horas vagas, mais eu quero muito fazer um blog para mim...to pegando umas dicas em alguns blogs...obrigada ai pelas dicas...bjos linda...

    ResponderExcluir
  17. Vick curti muito esse post estoi ha 2 anos na blogsfera e ainda tinha muitas duvidas!thanks pela ajuda!
    Www.meninaironicaonline.blogspot.com








    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário !

Victória Ibrahim | Todos os direitos reservados 2016 © | Desenvolvimento: